notícias
Empresa saudável é aquela que cuida das pessoas
A indústria 4.0 trouxe mudanças significativas para a economia, como foco na experiência do consumidor, a automação e a internet das coisas, mas foi depois da pandemia instaurada pela Covid-19 que vimos uma nova economia tomar proporções maiores, tendo no bem-estar e saúde das pessoas o seu objetivo principal.
Hoje não basta só produzir e vender. Há uma consciência crescente de que empresa de valor é aquela que valoriza os indivíduos, colocando-os como protagonistas do desenvolvimento dos seus produtos e serviços.
Afinal, são eles, no papel de consumidores, fornecedores e, principalmente, colaboradores, que transformam os sonhos da companhia em realidade.
No entanto, mais do que ter documentado, é necessário demonstrar esses valores. Entre eles, o de adotar uma política de sustentabilidade mais ampla. O que é possível através de uma gestão inteligente dos recursos naturais e humanos, propiciando uma evolução econômica em harmonia com as ações sociais e de preservação ambiental.
“Essa cultura centrada nas pessoas é a responsável por definir uma lógica diferente de mercado. Antes, focada em produtos, hoje as empresas de sucesso estão centradas nas experiências, valores e emoções que podem oferecer, de forma cada vez mais personalizada e sustentável”, afirma o CEO do Goedert Group, Everton Goedert.
Cuidado de dentro para fora
Faz tempo que faturamento e lucro não são mais os únicos indicativos de sucesso de uma empresa. Quanto maior o seu valor social, mais bem-sucedida ela é. E estabelecer conexões emocionais sinceras com as pessoas é o que gera essa percepção e a tão buscada fidelização.
Mas esse cuidado humano não deve ser apenas extramuros. Para ser real e autêntico precisa refletir uma cultura interna consolidada em valores éticos e no bem-estar. Desse modo, não só os clientes, mas principalmente os funcionários passam a colaborar para o crescimento da empresa.
“Proporcionar um ambiente motivador, que acolha e estimule a pluralidade e o respeito às diferenças, além do desenvolvimento profissional, não é só essencial para as pessoas, mas gera vantagem competitiva para a empresa também, porque colaboradores felizes e satisfeitos inovam mais e retribuem com comprometimento. No final, todos saem ganhando”, complementa Everton Goedert.
A revista Forbes levantou importantes pesquisas que comprovam os benefícios de investir na saúde mental e bem-estar dentro das organizações, entre elas, um levantamento da Harvard Business Review, que mostrou que funcionários infelizes produzem até 18% menos quando comparado aos demais.
Já um estudo do iOpener Institute mostra que profissionais motivados são capazes de produzir duas vezes mais, tirar dez vezes menos licenças e aumentar em cinco vezes o tempo de permanência na mesma organização.
Atitudes que fazem a empresa trilhar um caminho saudável
– Promover treinamentos internos e cursos de aprimoramento pessoal e profissional;
– Manter canais de comunicação transparentes e eficazes que não só informam, mas escutam e promovem soluções;
– Espaços físicos e virtuais que incentivem a prática da leitura e o aprimoramento intelectual;
– Campanhas que orientem e estimulem o cuidado com a saúde física, emocional e mental, através de palestras com especialistas, informações em redes sociais internas, descontos em clínicas, etc.
– Desenvolvimento de ações que impactam de maneira positiva no dia a dia das pessoas, como:
– Day off de aniversário
– Cestas de frutas no cardápio
– Programas de acolhimento a novos colaboradores
– Premiações como forma de reconhecer o comprometimento profissional
Empresa de sucesso é empresa saudável
O Goedert Group está buscando seguir por esse caminho, porque acredita que o cuidado com as pessoas modifica vidas, dentro e fora do ambiente organizacional.
Essa percepção fez com que a empresa fosse certificada pela organização Great Place to Work (GPTW) como um excelente lugar para se trabalhar. E a tornou embaixadora do movimento “Empresa de sucesso, é empresa saudável”, promovido pelo LIDE, maior grupo de líderes empresariais do País.
A iniciativa visa promover eventos para difundir a importância do conceito de empresa saudável entre o meio empresarial e na sociedade como um todo. “Todas as pesquisas apontam que a paixão e envolvimento dos colaboradores é despertada em primeiro lugar pelo ambiente, que deve ser transformador e deve oferecer qualidade de vida pessoal e na sua carreira dentro da organização”, explica Delton Batista, presidente do LIDE SC.
Um dos apoiadores do movimento é o campeão olímpico Lars Grael, além do CEO da AsQ Saúde, André Machado, e o CEO e Diretor Presidente do Hospital Baia, Sul Sérgio Brincas.
Confira o vídeo de lançamento do movimento Empresa saudável, é empresa de Sucesso.